<$BlogRSDUrl$>

dezembro 16, 2004

Porque sou do F. C. do Porto 

Embora tudo o que tenha a ver com paixões não tenha de ser explicado, cabe talvez um pensamento sobre este clube de futebol. Adianto que, felizmente tenho muitas paixões, e tal assegura um movimento de vida que, de outra forma, se revelaria cinzenta.

É precisamente este cinzento, prodigioso, pesado, assombrado, nostálgico e muito crente em si, que de tão luso de o ser, nos tornou em sociedade pequena e desconfiada, quer de sí própria, quer daqueles que lhe são mais próximos.

Perante a ditadura dos resultados e das capacidades demonstradas, quer internamente, quer externamente, como é possível esta falta de notícia, de celebração, de reconhecimento e muito acima disso de potenciar os casos de sucesso.

Talvez que os mais serios, porventura mais competentes, tenham dificuldades acrescidas em serem considerados dentro de portas. E isto é a forma do clube e, obviamente dos seus dirigentes de encarar o planeamento, o dia a dia e as operações associadas com a equipa de futebol. Assegurar em décadas, ciclos de vitórias regulares dentro e fora de portas, demonstra de forma segura e determinada o querer de quem sabe fazer, é capaz e suficientemente humilde para se reinventar em novos e promissores esforços de trabalho, dedicação, concentração e paciência.

Talvez mesmo, o FCPorto tenha deixado de ser apenas um clube, que nos últimos tempos a sua própria região aprendeu a desprezar acima do tradicional amor e ódio que um clube pode despertar. Não celebramos as pessoas, mas personalizamos. Reduzindo êxitos recentes a treinadores e dirigentes. Curiosamente, estas últimas figuras, de carácter forte e determinante que são, em conjunto, apontadas por todos como os pontos de êxito, assumem para sí, muito mais o papel de coordenadores de uma equipa de confiança, com competências adquiridas por força do trabalho, do erro, dos talentos individuais e da forte confiança e lealdade que os anima. Talvez por isso, uma quebra num destes pontos seja uma quebra de ruptura entre esses homems que continuam amigos, admiradores mútuos e recordam o momento que passaram como mais um momento de aprendizagem, sem dramas e em nome dos interesses da continuidade no caminho da excelência. Para tal é preciso ter um rumo, uma crença e a coragem de assumir as nossas opções, sabendo de antemão, que muitas deles se vão revelar erradas - esse é o caminho dos audazes.

A instituição F. C. Porto exige mais de todos nós: personifica a excelência num país que apenas remotamente e por acidente conhece esse conceito. Por se tratar de um grupo de pessoas (êxito colectivo), numa área competitiva e visível como o futebol, ainda mais tal se torna um caso de estudo que a todos deveria inspirar.

Confesso que acompanho o F. C. Porto, com empenho, esperança, admiração e com expectativa de aprender mais, de também fazer melhor e de lidar com o real que é sempre menos redondo, amigo e previsível do que a vontade o faria ser.

Desta forma, também o F. C. Porto, já não é apenas um clube de futebol para mim. É a prova provada que, no local onde vivo, é possível ser e viver sem os complexos, os tiques e principalmente as justificações de sermos tão bons ou melhores que os outros.

É que, desta forma, mesmo as derrotas nos trazem aprendizagem e com elas vem a necessaria mudança de que o mundo é composto - pelo menos para aqueles que o querem.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

dezembro 02, 2004

Curioso... 

Numa das muitas viagens pela Web, deparei com uma curiosidade interessante:
a catalogação de um trabalho em que participo no repositório de informação científica da NASA. Fico tanto mais contente por se tratar de trabalho do doutoramento...
Transcrevo parte da ficha bibliográfica:

59-02 DATA PROCESSING
Additions to the NASA scientific and technical information knowledge base since 11/22/04

Title:
Evaluation Of A Visualisation Design For Knowledge Sharing And Information Discovery
Document ID: 20040170618
Report #:NoneSales
Agency:Other Sources Copyright
Author(s):Gouveia, Luis Borges Gouveia, Feliz Ribeiro
Journal:ICEIS 2001, Page: 2
Contract #:None
Abstract:
This paper presents a tool using a 3D interactive visualisation system that allows knowledge sharing and information discovery. The tool proposes a visualisation design using direct manipulation techniques to convey information about a structure for knowledge sharing. The structure describes a knowledge theme described as a set of concepts. The set of concepts provides a particular context description about the knowledge being shared. The application tested and presented in this paper uses the set of concepts to direct searches in the World Wide Web. The visualisation design is briefly presented and preliminary evaluation results are reported. These results show that the system tends to be better supporting people with some knowledge expertise about the knowledge being shared even if they have little World Wide Web expertise. These results seem to show some potential for the visualisation design as an interface for both knowledge sharing and information discovery for people that have already some knowledge expertise about a given theme, but usually suffer from information overload or lack of knowledge about the structure of large information spaces, such as the World Wide Web.
Language:English

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.